terça-feira, 4 de outubro de 2011

Conceito de Lixo


Lixo,No dicionário é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor.
Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.

Hoje na era dos descartáveis o conceito de lixo tende a ser modificado, podendo ser entendido como "coisas que podem ser úteis e aproveitáveis pelo homem
A questão é: o que fazer com tanto "lixo" 

Felizmente  temos ao nosso favor várias soluções para dispor de forma correta, sem acarretar prejuízos ao ambiente e à saúde pública.
O ideal, no entanto, seria que todos nós evitássemos o acúmulo de detritos, diminuindo o desperdício de materiais e o consumo excessivo de embalagens que adquirimos nos supermercados.

Mas estes materiais podem ser reciclados, basta dar o destino correto a eles e destina-los á coleta seletiva e centros de reciclagem e não descarta-los inadequadamente  na natureza.
O que pode ser feito.
.1° Devemos conhecer o nosso lixo ( que tipo de resíduos possuímos)
.2° Segregar o resíduo por tipo.(papel,papelão,vidro,metal,plastico etc...)
.3° Destina-los para coleta seletiva ou centros de reciclagem (onde serão transformados em outros produtos)
.4° Se o resísuo for orgânico (cascas de frutas,legumes,verduras),estes podem ter outro destino como a compostagem por exemplo.
.5° Caso sejam lampadas fluorecentes,pilhas e baterias ou tecnológicos como computadores, estes podem ser entregues as dependências aonde foram adquiridas.
.6° Óleo de cozinha usado que são altamente poluentes/contaminantes.Estes podem ser armazenados em garrafas plasticas tipo pet e enviados para empresas que os transformaram em sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário